quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Um dueto mágico


Aprendi uma coisa com a internet (principalmente com os sites de vídeos, como you tube, vimeo, etc): é preciso aproveitar os grandes - e cada vez mais raros - momentos de genialidade. A internet enfileira a mediocridade e o puro talento em doses homeopáticas e iguais. E é necessário, mais do que nunca, saber distinguí-las. 

Ontem enfim assisti a um delírio em forma de música. Já haviam me alertado previamente sobre o novo encontro (mais do que isso: um dueto magistral) do cantor Milton Nascimento com a cantora e violoncelista Esperanza Spalding. Fui correndo caçá-lo nas páginas do site. E me deparo com o Tiny Desk (Home) Concert produzido pela dupla. 

Em uma palavra? Sublime! Mas isso somente não basta para definir essa experiência. 

Primeiramente: faz-se obrigatório elogiar não somente a banda que os acompanha como os convidados que inserem sua parcela de genialidade (o violão de Guinga é um escândalo por si só!). Outro ponto irretocável: que prazer ímpar ver Esperanza cantando em português, com uma coragem assustadora, algo ao qual os gringos não costumam se submeter, por acreditar ser nosso idioma uma expressão menor. 

O repertório do pocket show é um caso à parte que, sozinho, já mereceria um texto próprio. "Cais", "Outubro", "Saci", "Saudade dos aviões da Panair" (com a luxuosa ajuda da cantora Maria Gadú) e, finalmente, "When you dream", de Wayne Shorter e Edgy Lee. Ao fim, aquele gostinho de quero mais na boca. Eu pensando: "isso valia uma apresentação de, pelo menos, umas duas horas". 

Enfim... Os fãs de boa música nunca ficam satisfeitos, não é mesmo?  

O legado desse evento, show, espetáculo, provocação, como chamá-lo finalmente? é um passeio por sonoridades, peculiaridades, a certeza de que a MPB é muito maior do que aquilo que o mercado fonográfico vem mostrando nos últimos anos. Pena que terminou tão rápido.

Procurem! Antes que o you tube invente de sumir com essa obra-prima...


Sem comentários:

Enviar um comentário