Que delícia poder encontrar um clássico dos comic books depois de tanto tempo procurando a esmo! E no caso em questão os personagens só haviam sido publicados no país uma única vez, mais de cinco décadas atrás, na extinta revista Grilo...
De quem falo? Do trio Fat Freddy, Phineas Freak e Freewheelin Franklin, ou simplesmente Os fabulosos Freak Brothers, criação do mestre do underground Gilbert Shelton, aqui numa série de histórias curtas compiladas pela L&PM.
Ao lado do também mestre Robert Crumb, Shelton nos apresentou de forma ácida o lado B dos Estados Unidos, com suas contradições e eterna busca pela liberdade (e também por um modelo de vida alternativo).
Nas narrativas aqui reunidas testemunhamos o escárnio de seus personagens pra lá de desajustados, além da desordem, do desleixo, da falta total de assepsia e, claro, do inconformismo típico da sociedade hippie dos anos 1970.
Entre baseados, bagunça e os inúmeros despejos (que os faziam, a todo momento, procurar um novo lugar para morar - e logo ser expulso de novo por falta de pagamento) acompanhamos a total incapacidade do trio para viver de forma minimamente sã. E acreditem: essa é a "melhor" característica deles!
Preferem gastar tudo que tem com erva do que pagar o aluguel, não admitem ser controlados por ninguém (principalmente mulheres), são sujos e desbocados por natureza e se tiverem a chance de passar a perna em alguém farão isso como estilo de vida. Em outras palavras: se publicados hoje em dia, seriam cancelados na primeira oportunidade.
São o melhor estereótipo do politicamente incorreto que eu já li em toda a minha vida.
Na última história da coletânea, então, Shelton nos propicia um show à parte e desnuda um pouco da própria história norte-americana, com sua linha tênue entre a chegada do progresso e o desejo de ganância de uma sociedade criada desde a origem para ser conquistadora.
Procurem nos sebos e leiam, se tiverem chance. Os 3 hippies certamente estão entre as melhores criações da história da nona arte e todo leitor do gênero que se preze deveria conhecê-los. O quanto antes.
Sem comentários:
Enviar um comentário