quinta-feira, 1 de maio de 2025

Andy Warhol: mais pop do que nunca


Ele tornou a expressão "15 minutos de fama" uma marca registrada ao redor do mundo e muitas de suas inovações estéticas e visuais se tornaram não só pioneiras como referências para este século XXI repleto de imagens e famosos saindo pelos poros. Falo, logicamente, do multiartista Andy Warhol, cuja exposição Pop Art - a maior realizada sobre ele até hoje fora dos EUA - estreou no Museu de Arte Brasileira da FAAP.

Falar de Warhol rende um ensaio rebuscado (coisa que eu certamente não poderei fazer aqui, nesse mísero post). Ele foi polêmico até dizer chega, uma quase mistura de plágio com tendências inovadoras. Bob Dylan tinha bronca dele e eu entendo o porquê. Era fácil para Warhol ser Warhol, mas não se pode dizer o mesmo de quem acompanhou o trabalho dele, de quem o resenhava de tempos em tempos.

Nas famosas fábricas - os ateliês onde realizava suas provocações artísticas e estéticas - ele reinventou, de certa forma, os EUA e a própria ideia de arte. Rompeu com parâmetros que muitos consideravam impossíveis de se ir além. Conviveu de perto com muitas das mulheres mais bonitas do mundo da moda, bem como personalidades as mais distintas. 

Na expo brazuca veremos mais de 600 trabalhos trazidos diretamente do The Andy Warhol Museum, em Pittsburgh (o maior museu dedicado a um único artista nos EUA), uma retrospectiva inédita com trabalhos de todas as fases da carreira do rei da Pop Art.  

Entre os mais diversos módulos a serem vistos é possível conferir esculturas, fotografias, instalações e até mesmo filmes experimentais. Os visitantes terão acesso a obras primas que influenciaram não somente a história da arte, mas também o mundo da moda, a publicidade, o design e a indústria audiovisual em todo o planeta. 

Andy Warhol: pop art, que é organizada pelo Instituto Totex, reúne peças e imagens emblemáticas como, por exemplo, as famosas Sopas Campbell, Elvis Presley, Marilyn Monroe, Michael Jackson e até mesmo o eterno rei do futebol, Pelé. Recomendo de olhos fechados para quem só conhece o artista e visionário de nome e, principalmente, para quem quer saber mais acerca desse gênio irascível e altamente futurista. Cá entre nós, pouquíssimos artistas falaram de forma tão certeira sobre o amanhã quanto ele.

Vale o ingresso - e muito!


Sem comentários:

Enviar um comentário