Fiquei realmente indignado com o diagnóstico de Parkinson do cantor Morten Harket, vocalista da banda de rock A-ha, anunciado na mídia nos últimos dias. Na verdade, ando indignado nos últimos anos com a constância com que vem morrendo os grandes ícones do rock nos últimos anos. Uma tristeza para quem é fã do gênero e de uma época que, infelizmente, parece que não voltará mais (espero estar redondamente enganado!).
E eis que me deparo também com a notícia de que o clássico álbum de estreia da banda, Hunting high and low, completa quatro décadas de existência esse ano. Uma memorabilia deliciosa para os fãs de um período deveras nostálgico e repleto de influências irônicas, instigantes, viscerais. Mais que isso: a década de 1980 foi praticamente uma viagem a uma terra desconhecida, um elo perdido cultural.
E Hunting high and low tem o espírito dessa época ímpar. Quando começamos a ouvir a faixa de abertura, "Take on me", já vislumbramos um prenúncio do que será essa experiência. Eu era estudante do CCAA no período em que o grupo estava em evidência e lembro dos estudantes cantando suas músicas nos corredores do curso.
Eles ainda deram as caras por aqui na segunda edição do Rock in Rio, ocorrida no Maracanã em 1991, em meio a atrações como Billy Idol, Joe Cocker, Prince, George Michael, Santana e outras feras, para o delírio das mocinhas, apaixonadas pelos integrantes, e também dos demais fãs, que compravam revistas e qualquer outro material sobre o grupo nas bancas (um fetiche muito comum naqueles tempos).
Além de "Take on me" e, claro, da faixa título, vale a pena ouvir e reouvir a ótima "The sun always shines on TV" e "Love is a reason", que volta e meia entram na lista de greatest hits da banda.
Ouvido (novamente... acho que pela, sei lá, nonagésima vez) o clássico álbum, fica aqui minha torcida por Morten. Que ele consiga conciliar sua carreira com as limitações - óbvias - que advirão de sua condição e que o A-ha ainda nos presenteia com boa música. Pois isso, com certeza, eles sabem fazer.
Sem comentários:
Enviar um comentário